Olá Leitores do Le Droit, quem vos fala é Leandro. Este é o primeiro post do blog, espero que gostem e que se sintam instigados por mais publicações.
O que é exorcismo?
O exorcismo ou esconjuração é um ritual feito por uma pessoal autorizada ou que possua tal dom para retirar espíritos malignos e livrar pessoas de possessões demoníacas.
O indivíduo possesso possui diversos sintomas comuns que são conhecidos: mudanças na voz e na expressão, lesões em sim mesmo (como arranhões e mordidas), forças sobre-humana, perca de consciência e do controle de si. Em alguns casos, descreve-se fenômenos sobrenaturais como levitação, falar em outras línguas conhecidas e até movimento de objetos com o poder da mente.
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Cena do filme O Exorcista, 1973 |
A prática de exorcismo é remonta aos tempos bíblicos. A Bíblia narra que o próprio Jesus realiza diversas ações para retirar demônios de pessoas que viviam atormentadas por esses espíritos.
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Gravura representando Jesus realizando um exorcismo. |
E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo,o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
Mateus 5: 1-9 Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)
Após a morte de Jesus e no decorrer dos séculos, a prática do exorcismo foi se impulsionando, tornando-se um ritual institucionalizado pela Igreja.
Tertuliano (Cartago, c. 160 - c. 220) descreve um ritual onde impõe-se as mãos sobre o indivíduo, sopra-se o rosto e são repetidas palavras de ordem e nome de Jesus, semelhante aos rituais conhecidos na era moderna.
Em 363, o Concílio de Laodiceia determina que os exorcistas só poderiam atuar com permissão dos bispos, regra esta que se mantém até hoje.
Canon 26
They who have not been promoted [to that office] by the bishop, ought not to adjure, either in churches or in private houses.
O Concílio de Laodiceia, 363
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Pintura representando um ritual de exorcismo na Idade Média |
Por volta do Século 4, a Igreja já havia instituído uma ordem de clérigo especializada em praticar os rituais de exorcismo.
A crença de que mulheres tinham relações sexuais com demônios, gerando bruxas, disseminou-se pela Idade Média. A caça as bruxas, a peste, as guerras e cruzadas e a fome impulsionaram o pensamento de que o diabo estava tomando conta do mundo.
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Mapa que mostra as áreas com maior perseguição de bruxas na Europa. |
A partir do Séc. XV, a peste, a caça as bruxa e as guerras fizeram com que as pessoas acreditassem que o diabo estava tomando o controle do mundo. Vários textos foram escritos com a intenção de orientar na luta contra o mal. Recomendações como: perguntar o nome do demônio que possuía a pessoa, porém sem perguntas desnecessárias, para não acabar sendo enganado pela entidade. Segundo Girolamo Menghi (1529-1609), as questões deviam apenas ter o intuito de descobrir fatos para auxiliar a expulsão.
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Um dos textos datados de 1586 com instruções sobre o exorcismo |
O juiz demonologista Henry Boguet descreve em um texto do ano de 1602 narra o caso da pequena menina Louise Maillat, de 8 anos. Louise perdeu os movimentos dos membros e disse estar possuída por 5 demônios: Lobo, Gato, Cachorro, Alegre e Grifo. Também há o relato de uma jovem vienense de 16 anos possuído por mais de 12,6 mil demônios. O avó da menina confessou sobre tortura que cultivava demônios em potes em formas de moscas em um pote de vidro. A adolescente foi exorcizada e o avó foi condenado a fogueira.
"Boguet's Examen of Witches, first published in 1590, details the testimony of 40 witches that he examined, but focuses heavily on the account given by Francoise Secretain, who was accused of causing demons to possess an 8 year-old girl."
Examin of Witches, de Boguet, publicado pela primeira vez em 1590, detalha o testemunho de 40 bruxas que ele examinou, mas se concentra fortemente no relato de Francoise Secretain, acusada de causar demônios a uma menina de 8 anos.
Demonology: Henri Boguet - The Witching Years: https://www.mtholyoke.edu/courses/rschwart/hist257/
stephwhit/final/boguet.html
"O Diabo as usa assim porque ele sabe que as mulheres amam os prazeres carnais, e ele pretende vinculá-las à sua lealdade por provocações agradáveis."
Bouguet, 29 - Tradução livre, extraído de https://www.mtholyoke.edu/courses/rschwart/hist257/
stephwhit/final/boguet.html
O século 17 foi marcado por casos de possessões coletivas, como descritos por Aldous Huxley, no seu livro Os Demônios de Loudun. Em 1632, no convento das ursulinas em Loudun, França, algumas freiras afirmaram ver a sombra de homens andando a noite, incluindo o próprio padre local, Urban Grandier, considerado devasso e desafeto pelo alto clero. Algumas disseram que o cardeal Armand Richelieu, futuro homem mais poderoso da França.
Na ocasião, 27 freiras foram acusadas de estarem possuídas ou enfeitiçadas. Oito delas foram levadas a ritual de exorcismo e regiram de maneira anormal, com obscenidades. O evento se tornou um espetáculo circense e viajou pela França nunca decepcionando a plateia. Quanto ao padre Grandier, a "líder das possuídas", Joana dos Anjos, o acusou de ser o responsável pela histeria coletiva do convento, pois esta possuía uma paixão proibida pelo clérigo. Sabendo disso, seus inimigos o prenderam e o queimaram em praça pública.
"Ao cabo de dois dias, em 8 de outubro de 1632, Barré alcançou sua primeira
grande vitória fulminando ao Asmodeo, um dos sete diabos que tinham tomado posse do corpo da prioresa. Falando por boca da endemoninhada, Asmodeo revelou que se achava entrincheirado sob o ventre da irmã Joana. Barré lutou a braço partido com ele durante mais de duas horas. As enfáticas frases do latim retumbaram altissonantes uma e outra vez."
Os Demônios de Loudun - Aldous Huxley - p.152
Os primeiros casos de exorcismo nacional datam do século 18. Os navios traziam também demônios que assombravam as pessoas. Assim como na Mesopotâmia, tratava-se de uma prática terapêutica. O frade Luís de Nazaré era responsável por “exorcizar os energúmenos e outros que recorrem a ele em suas enfermidades” em Salvador. Quando não tinha sucesso, enviava os casos para os negros, que tentavam dar conta com seus rituais africanos.
Nessa época, entretanto, as explicações cientistas tomaram o lugar das narrativas mais espirituais. Organismos microscópicos e doenças da mente se tornaram um diagnóstico mais aceitável do que um mal causado por ordem de Lúcifer. Porém, o crescimento das igrejas pentecostais, sobretudo na década de 70, deram uma nova vida a estes fenômenos espirituais de ordem demoníaca.
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Os rituais de exorcismo nas Igrejas Pentecostais |
A cultura pop também foi responsável por dar um
revival nos rituais de exorcismo, graças ao lançamento do clássico filme O Exorcista, de 1973. O roteiro conta a história de uma garotinha que foi infernizada por um demônio da corte de Lúcifer chamado Pazuzu. Com o sucesso filme, o número de interessados no assunto aumentou, principalmente na Itália, onde a prática de exorcismo funciona a todo vapor.
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Cena do filme O Exorcista, de 1973 |
Vários outros filmes obtiveram sucesso, alguns até mesmo baseados em casos reais.
O Exorcismo de Emily Rose, famoso filme de 2005, conta uma história baseada em fatos reais. O roteiro conta a história de um padre acusado de assassinato pela morte da jovem Emily durante sessões de exorcismo, onde a garota acabou morrendo de desnutrição. A advogada Erin Bruner aceita pegar a defesa do padre e argumenta que a condição de Emily não pode ser explicada somente pela ciência. Essa história se baseia num real caso que aconteceu na Alemanha. Anneliese Michel, a verdadeira Emily Rose, se tratava de esquizofrenia, de outras doenças psíquicas ou de obras demoníacas.
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Retrato de Annelise Michel, a verdadeira Emily Rose. |
Tudo começou quando a garota tinha 16 anos e passou a sofrer convulsões e foi diagnosticada com epilepsia, além de depressão. A garota foi internada, porém, aos 20 anos ela já não tolerava mais ver objetos religiosos e dizia ouvir vozes. Os pais da moça eram muito católicos e então começaram a acreditar que se tratava de um caso de possessão demoníaca. Suspenderam os medicamentos e deixaram que os sacerdotes católicos Ernst Alt e Arnold Renz começassem as sessões de exorcismo. Annelise ficava trancada em uma cela, com apenas uma cama, sem poder comer, beber ou mesmo dormir. Durante as sessões, a moça se contorcia, tentava resistir as rezas, falava em línguas desconhecidas. Os padres chegaram a dizer que ela estava possuída por cinco poderosos demônios: Caim, Judas Iscariotes, Nero, Hitler e o próprio Lúcifer. Sem apresentar melhoras, Annelise morreu aos 23 anos, pesando menos de 30 quilos, com pneumonia e com os ligamentos do joelhos rompidos, segundo a autópsia da polícia. Assim que as autoridades souberam do ocorrido, os padres e os pais foram levados a justiça acusados de assassinato por negligência. Os padres cumpriram 3 anos de prisão em liberdade condicional, enquanto que os pais foram absolvidos.
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Foto de Annelise Michel durante as sessões de exorcismo. |
Outros filmes e séries trouxeram grande audiência como Invocação do Mal (2013), O Ritual (2011), Constantine (2015).
O Ritual de Exorcismo
Antes de tudo, é necessário saber se o ritual é realmente necessário. Atualmente, o discurso da igreja é para evitar qualquer fraude. Se o problema é realmente espiritual, o padre deve pedir autorização ao bispo que está subordinado. Está é a primeira regra do
Rituale Romanum, espécie de manual que padroniza os rituais da Igreja Católica.
O sacerdote deve vestir-se adequadamente, usando a sobrepeliz (uma veste branca usada por cima da batina propriamente dita) e a estola roxa. Se a vítima estiver violenta, deve ser amarrada sem machucá-la. O exorcista começa abençoando-a com o sinal da cruz e água benta. Ele também abençoa a si mesmo e a outros presentes, caso existam.
A primeira parte da cerimônia é convocar os poderes do bem através de rezas como a Ladainha dos Santos e o Salmos 53. O ritual começa de fato, com o padre pedindo para que as entidades se manifestem e deixem o corpo da pessoa.
Em alguns casos, os invasores resistem em deixar o corpo da vítima. Alguns demônios gritam, zombam, machucam o corpo da vítima e até fingem libertá-la. Cabe ao padre reconhecer os sinais pra saber se de fato o exorcismo foi concluído com sucesso.
Exorcizamus te, omnis immundus spiritus, omnis satanica potestas, omnis incursio infernalis adversarii, omnis legio, omnis congregatio et secta diabolica, in nomine et virtute Domini Nostri Jesu + Christi, eradicare et effugare a Dei Ecclesia, ab animabus ad imaginem Dei conditis ac pretioso divini Agni sanguine redemptis + . - Trecho rito de exorcismo do Rituale Romanum, manual da Igreja Católica.
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